O sol é fonte de vida, saúde e claro, energia. Porém, a energia solar ainda não é tão bem explorada no bom sentido da palavra, quanto deveria ser, por isso, hoje, a energia fotovoltaica chega com o propósito de revolucionar esse potencial, utilizando a radiação solar para gerar energia limpa. Seja por grandes usinas solares, ou micro e médios projetos particulares instalados pelos próprios consumidores, a energia fotovoltaica caminha para um crescimento exponencial em todo o planeta, pois reúne eficiência, economia e respeito pela natureza.
Mas, afinal, o que é a energia solar fotovoltaica?
Considerada uma fonte alternativa limpa e renovável, a energia solar fotovoltaica é, nada mais, nada menos, do que a energia elétrica produzida a partir do calor e também do sol. O astro rei da Via Láctea, proporciona vida em abundância para a Terra, irradiando pequenas frações de energia, chamadas de fótons.
O sol funciona como um reator nuclear natural, em um período de 60 minutos, ele envia para o nosso planeta quantidade suficiente de fótons para atender à toda necessidade global por um período de aproximadamente um ano. Porém, ainda está longe de ser a nossa principal fonte de energia.
O alto custo de todo o equipamento era a principal aversão à esse tipo de energia, mas agora, com os valores sendo reduzidos, e a eficiência gerada proporcionar uma relação custo/benefício interessante, a energia fotovoltaica tem crescido expressivamente em muitos países.
Como é produzida a energia?
Você já deve ter visto em alguns lugares, placas que cobrem telhados, ou até mesmo em grandes terrenos inteiros. Elas ficam posicionadas de maneira estratégica para terem o melhor aproveitamento solar. Essas placas solares são feitas com um material semicondutor, assim, quando os fótons entram em contato com elas, cria o que é chamado de efeito fotovoltaico, pois os elétrons deste material de base começa se movimentar, gerando a energia elétrica.
Seja para o ambiente residencial, comercial, industrial ou corporativo, a energia fotovoltaica é um sistema tecnológico 100% garantido, com mais de 30 anos de mercado.
Se eu tenho o sistema fotovoltaico na minha casa ou na minha empresa, preciso da ligação na rede elétrica tradicional?
Sim. Por não produzirem energia durante a noite, ou não serem auto suficientes em momentos de baixa luminosidade, esse sistema fotovoltaico precisa estar ligado à uma rede elétrica convencional, porém, todas as instalações de energia fotovoltaica funcionam como pequenas usinas, que enviam para rede elétrica convencional os excessos de energia gerados, “pagando” então pelos momentos que precisaram recorrer à energia da rede.
Energia fotovoltaica no Brasil
O Brasil tem um potencial imenso para usufruir desse recurso. Somos um país tropical, onde a incidência de raios solares é extraordinária, mesmo nas regiões menos favorecidas, nosso aproveitamento é muito superior do que o da Europa, por exemplo, local onde a energia fotovoltaica já é utilizada há muito mais tempo.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Nosso time está pronto para auxiliá-lo no que for preciso.
Comentários