Grandes elementos, como obras de arte, causam um incrível impacto no décor. E se pudéssemos unir isto aos benefícios da biofilia? É exatamente o que acontece quando levamos árvores para dentro de um imóvel.

Além da questão estética, as plantas renovam o ar, agregam na cor e ajudam no conforto térmico e visual em diversos ambientes. Mas como posso adicioná-las à decoração da minha casa? Conheça abaixo algumas opções de árvores para o indoor.

Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora)

A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu “auge” como planta ornamental durante a floração e frutificação. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, se renovando anualmente após a frutificação.

Dentro de casa, devido ao seu grande porte imponente, ela combina perfeitamente com pés-direitos altos, e possibilita um contraste muito interessante com as linhas retas de alguns estilos arquitetônicos.

Para o cuidado desta espécie, a dica é: muita água e meia-sombra. 

Falsa-seringueira (Ficus elástica)

Esta espécie aprecia a luz direta do sol, portanto, trate de cultivá-la próximo a uma janela ou clarabóia. 
Foto: Pinterest

A falsa-seringueira é uma árvore perenifólia, decorativa, nativa da Ásia Tropical e utilizada como ornamental em diversas regiões do mundo, principalmente em interiores. 

Suas folhas são grandes, alternas, pecioladas, inteiras, ovais a elípticas, coriáceas, brilhantes e com nervura central e margens bem marcadas. De uso mais frequente em vasos, essa figueira de folhagem luxuriante e tropical é perfeita para quebrar a monotonia em diversos ambientes internos.

Oliveira – Olea europaea

Divulgação/ ArchDaily/ Carlo Ratti Associati

A oliveira é uma árvore perenifólia, longeva, frutífera e ornamental. Originária da região do Mediterrâneo, que raramente ultrapassa os 10 metros de altura. Possui uma copa ampla, arredondada e o tronco grosso, irregular, cinzento e bastante tortuoso e retorcido, lembrando nossas espécies do cerrado.

No paisagismo brasileiro as oliveiras têm popularização recente, embora em outros países já sejam utilizadas há milênios. São muito versáteis, rústicas e tem baixa manutenção. Podem ser aproveitadas isoladas, como destaque, ou na formação de renques e bosques.

Cuidados

Antes de decidir qual planta ou árvore deseja em sua casa, é necessário se atentar a dois detalhes. Um deles é com o seu bichinho de estimação, nem todas estas plantas são seguras para eles. Já a segunda questão envolve o planejamento do projeto em conjunto com a espécie. Nem todas se adaptam a qualquer tipo de ambiente, assim como nem todo espaço pode receber uma.

Por isso, se você deseja aplicar este conceito em sua casa, procure profissionais capacitados, como a Construtora Altar. Nós te ajudaremos, através de parcerias com empresas especializadas e paisagistas, a desenvolver um projeto que concilia perfeitamente a arquitetura e a biofilia. 

× Whatsapp
UA-71136945-1