Na arquitetura, quando falamos em termos e definições de alguns cômodos, como no caso de ático e sótão, é comum que aconteçam confusões. Isto porque, embora eles fiquem localizados no mesmo lugar do imóvel, suas características são distintas e podem ser aproveitados de maneiras diferentes, de acordo com o seu objetivo.
Por isso, neste blog, abordaremos as principais diferenças entre estes dois ambientes e a melhor forma de aproveitá-los em seu projeto. Confira:
A diferença entre ático e sótão
Ático e sótão, por definição, ficam localizados ambos no último pavimento do imóvel antes do telhado. Porém suas características são distintas. A primeira diferença acontece em relação às paredes. Enquanto o ático apresenta paredes convencionais, com cerca de 1/3 da altura do andar inferior, o sótão não possui.
Com isso, o ático costuma ser ligeiramente mais alto que o sótão, embora ainda sejam definidos como cômodos de altura reduzida em relação aos demais da casa.
Outra diferença é o local onde são instaladas as janelas. No sótão, elas ficam localizadas no próprio telhado. Enquanto no ático elas ficam na parede, possibilitando maior ventilação.
Como aproveitar o sótão
Apesar de sua altura reduzida, o sótão é muito apreciado por arquitetos para criar ambientes aconchegantes e confortáveis. Confira algumas ideias de como fazer isso com o seu:
Quartos
Uma ótima opção é transformar o sótão em um quarto extra. Seja para as visitas, ou para as crianças, que adoram ter o lugar delas, onde possam brincar à vontade enquanto os adultos aproveitam o restante da casa.
Sala de jogos
Para quem gosta de receber amigos e família, ou tenha filhos, transformar o sótão em uma sala de jogos é uma ótima pedida. Dependendo da altura, ele pode receber mesa de bilhar, pebolim, pingue-pongue, e ainda sofás, almofadas e mesas para jogos de tabuleiro.
Biblioteca
Com suas janelas instaladas diretamente no teto, o sótão direciona a luz para baixo, favorecendo a leitura no local. Por isso, investir em uma biblioteca caseira é uma excelente pedida, levando em conta a tranquilidade e privacidade deste espaço.
Como aproveitar o ático
Já o ático, como ele tende a ser ligeiramente mais alto e ventilado, é possível transformá-lo em ambientes de maior circulação, onde as pessoas podem ficar de pé sem problemas e exercer atividades mais complexas. Veja alguns exemplos a seguir:
Academia
O espaço maior do ático pode ser aproveitado para a instalação de uma pequena academia, com alguns aparelhos ou direcionado para a prática de yoga. Já que ele possibilita maiores movimentos e o silêncio também auxilia na concentração.
Home Office
A tranquilidade do ático faz dele uma excelente opção para quem necessita de um escritório em casa. Dependendo do tamanho ele também pode abrigar um sofá para descanso, cafeteira e frigobar. Um local de trabalho completo e confortável.
Sala de cinema
O ático também pode ser aproveitado para a diversão dos moradores. Com uma televisão, um bom sistema de áudio e um sofá confortável, este ambiente fica muito convidativo para aproveitar um bom filme com a família e os amigos.
–
Estes foram apenas alguns exemplos de espaços mais populares de serem aplicados nestes cômodos. Porém, a criatividade e as necessidades do morador tornam possível a aplicação de muitas outras formas de aproveitá-los. Como closet, estúdio, jardim de inverno, brinquedoteca, lavanderia, entre outros.
A Construtora Altar possui uma equipe de profissionais experientes para tirar a sua ideia do papel e transformar qualquer cômodo em um ambiente aconchegante que ofereça bem-estar a você e sua família.
Comentários