O sonho da casa própria habita o imaginário de grande parte dos brasileiros. Para quem vai sair do aluguel e investir no próprio imóvel, muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, a mais comum é “o que vale mais a pena: casa ou apartamento?”. A resposta irá depender muito das preferências pessoais de cada um, afinal, ambos possuem seus prós e contras.

Fazer uma pesquisa com antecedência e entender quais são as expectativas e necessidades na hora de adquirir um imóvel, são fatores fundamentais para uma boa escolha, evitando possíveis frustrações futuras. Separamos algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel, confira:

Apartamentos

Morar em um apartamento pode ser sinônimo de comodidade, porém, a limitação de espaço privativo é um dos empecilhos. Para quem vive sozinho ou está começando uma família, optar por um apartamento pode ser uma opção, afinal reúne segurança e a manutenção vem diluída na mensalidade do condomínio. A área social pode ser boa para as crianças socializarem com outras. Além disso, prédios mais modernos oferecem uma série de serviços internos já inclusos, como academia, espaço gourmet e piscina, por exemplo.

Já as desvantagens incluem adaptação às regras e normas dos condomínios, menor privacidade, pouca ou nenhuma área externa privativa, adaptação dos pets, e em alguns casos, devido às metragens reduzidas exigem projetos personalizados para decoração.

Casa

Já para quem vai apostar em uma casa é preciso lembrar que, na maioria dos casos, o investimento feito deve ser maior. No entanto, algumas vantagens podem ser imprescindíveis para quem busca um imóvel novo. A possibilidade de ter um jardim, com áreas amplas, é uma delas, especialmente para quem tem filhos ou animais de estimação que exigem mais espaço. Essa sensação de amplitude e a distância entre os vizinhos também passam a sensação de maior privacidade, uma vez que não é preciso cuidar tanto com barulhos.

Enquanto as casas se destacam por ter mais espaço para lazer, relaxamento e menos regras, elas acabam tendo despesas mensais maiores ou equivalentes a de um condomínio, uma vez que são necessárias manutenções regulares, que neste caso, ficam por conta do proprietário. Também vale salientar, que os cuidados com a segurança devem ser redobrados.

Independente de qual seja sua preferência, analisar os prós e contras de cada tipo de imóvel, o valor a ser investido e a etapa de vida em que cada um se encontra são fatores que irão garantir uma boa escolha.

A Construtora Altar conta com mais de 18 anos de experiência em construções de alto padrão, além de obras comerciais de diversos portes. Conheça nossas obras e descubra porque somos referência em construção civil!

× Whatsapp
UA-71136945-1